top of page

2005 - “De Sol a Sol, de Sol à Soja...” - Um negócio da China!

Desfile
6ª escola a desfilar | 06/02/05 | Passarela do Samba
Resultado

14ª colocada no Grupo Especial (LIESA) com 379,6 pontos

FICHA TÉCNICA

Presidente
Nésio Nascimento

Autor do Enredo

Mario Burriello

Carnavalesco

Mario Burriello
Direção de Harmonia
Ney Nascimento
Direção de Bateria
Mestre Dacopê
Rainha de Bateria
Priscila Vidal
1º casal de mestre-sala e porta-bandeira
Danielle do Nascimento e Julinho Nascimento
2º casal de mestre-sala e porta-bandeira
Camila Nascimento e Hugo
Responsável pela comissão de frente
Sergio Lobato

Componentes

3.500

Alegorias

08

Alas

30

SINOPSE DO ENREDO

APRESENTAÇÃO 

A TRADIÇÃO sempre se destacou pela alegria, descontração e a forma leve de exibir seu carnaval, mantendo essa TRADIÇÃO, apresentaremos o tema “De Sol a Sol, de Sol à Soja...” - Um negócio da China!, onde temos como principal meta, destacar a saga de heróicos desbravadores, e o fenômeno de abertura de novas fronteiras agrícolas em tão curto espaço de tempo.

Embarcaremos neste sonho encantando, em nosso Condor, singelo símbolo de nossa agremiação, para retratar a importância desta “jóia da agricultura”, que tanto contribuiu para expansão comercial do nosso país.


DA CHINA IMPERIAL, PARA O PAÍS DO CARNAVAL

No Palácio Imperial de Sheng-Nung, às margens do Rio Yangt-su, uma dinastia milenar anualmente comemorava a Colheita da SOJA, seu principal recurso agrícola. Realizava uma festa que trazia súditos das mais distantes províncias. No Palácio, Príncipes e Princesas, chegavam em seus palanquins, acompanhados de sua corte. Todos queriam participar deste fabuloso evento, que reunia os mais preciosos artistas, acrobatas e dançarinos. Trazidos por guerreiros, tigres brancos com fascinantes coleiras de jade, desfilavam disputando espaço com as lindas concubinas cobertas de jóias  

As mãos dos convidados, iluminadas pelo brilho das pérolas, exibiam leques que cortavam o espaço seguindo uma sedutora coreografia. Neste espaço fantástico, onde o passado e o futuro estão muito próximos, forma-se um estonteante arco-íris, que nos leva há tempos já não tão distantes.  

  Esta fantástica festa chinesa, será reproduzida pela TRADIÇÃO em pleno carnaval 2005. Transformando a passarela do samba em uma magnífica China Tropical.



O BRASIL DA CANA-DE-AÇÚCAR E DO CAFÉ

Já aqui no Brasil Colônia, a cana-de-açúcar destacou-se economicamente, no período de transição do Império para a República, o café garantiu o suporte financeiro do país.

         

“O IMIGRANTE VEIO PLANTAR”

No início do ultimo século no Sul do Brasil, exatamente no ano de 1900, caracteriza a introdução da SOJA, o que iniciou diversas pesquisas e publicações sobre o grão chinês, que despertou o interesse de imigrantes de diversas nacionalidades, contribuindo para expansão do cultivo da SOJA, que logo assume a posição de estopim na revolução agrícola, motivando a ocupação da região centro-oeste e também a integração da vida rural com a vida urbana.

Nossa Escola, retratará a saga destes imigrantes, que acreditaram no poder do nosso solo, e trabalhando de Sol a Sol, abriram caminhos para heróicos desbravadores, introduzirem o grão no coração do Brasil.


O MILAGRE ECONÔMICO

Com o cultivo da SOJA no Brasil, passamos a conhecer uma nova riqueza agrícola, que culminou em um grande “milagre econômico”, contribuindo para a abertura de novas estradas e a fundação de novas cidades. E tão logo conhecermos uma agricultura mecanizada de um país empreendedor. 

         

DE GRÃO EM GRÃO, O BRASIL TAMBÉM É CAMPEÃO

A expansão da Soja no nosso pais, justifica a ascensão da leguminosa chinesa entre nós brasileiros. Quando refletimos sobre tudo que aconteceu em breve espaço de tempo, olhamos para trás e descobrimos o quanto este grão tem sido importante para a vida do brasileiro. 


         Seguindo outros produtos agrícolas, que também atraíram interesse estrangeiro, a nossa Soja viajou o mundo e despertou em paises a força da nossa terra em exportar riquezas.

Hoje o Brasil orgulha-se em fazer parte do seleto grupo dos maiores exportadores do grão no planeta, contribuindo diretamente para a construção de novos portos, gerando empregos e receitas para o nosso país.



UM NEGÓCIO DA CHINA 

Muito rico em proteínas e com bom conteúdo de gordura, o Grão da SOJA é um dos mais importantes alimentos da humanidade. Há milhares de anos, é a base da culinária do oriente. No ocidente, foi introduzida há cerca de 300 anos, preliminarmente como adubo orgânico, e a base de óleo combustível. Nos últimos anos, a SOJA é fonte de matéria prima da indústria de alimentos, cosméticos, medicamentos e tintas. Em torno do grão, organizou-se uma complexa teia de atividades econômicas, ou seja, “Um Negócio da China...”.

    

A SOJA ALIMENTANDO O MUNDO

A TRADIÇÃO é de formação essencialmente familiar e os seus adultos de hoje, crianças de ontem, que viveram, cresceram e enfrentaram as dificuldades da vida, trabalham hoje para um futuro melhor para nossas crianças. No raiar de um novo dia, onde todos os povos se irmanam para erradicar a pobreza e a fome na Terra, com samba e alegria, exaltaremos este grãozinho sagrado, que sem duvida em muito, poderá colaborar para alimentar toda a humanidade.



Mario Borriello

      

SAMBA DE ENREDO

compositores
Tonho, Lu Gama e Nascimento
intérprete
Preto Jóia

Havia festa no palácio imperial
Onde se comemorava o sucesso da colheita
A realeza conduzida em palanquins
Admirava tigres brancos 
Com Jade na terra dos mandarins
Brasil, meu Brasil se fez presente
Elevando a economia nacional
Cana-de-açucar e café
Pro mundo foi genial
Hoje tem soja etradição no carnaval


O imigrante veio plantar
Nessa pátria mãe gentil
Da China pra cá, em solo fértil
Terra de encantos mil



De grão em grão
O milagre acontece 
Ao raiar de cada dia
Pro mundo se alimentar
E os anjos abençoando
Nossa alegria nessa festa popular


Eu também vou voar na passarela
De sol a sol nesse chão
Vou semeando esse grão
Abençoada seja a plantação

GRES Tradição 2005
01:12:57
bottom of page